Primeiro passo: faça você mesmo
- welcometotheforest
- 20 de set. de 2015
- 3 min de leitura
O primeiro passo para deixarmos de ser dependentes da industria de cosméticos é aprender as propriedades de cada ingrediente natural e assim substituir os sintéticos por naturais.
Não é preciso muito para entender o quão mal algumas substâncias nos fazem e que no final a solução perfeita sempre será: faça você mesma seus produtos.
Pensando nisso vamos começar com alguns ingredientes que não exigem muito esforço para serem encontrados:
1) Óleo de Coco
Ele está cada vez mais comum e suas propriedades são cada vez mais conhecidas.
Os benefícios dele vão muito além dos cosméticos, tem impactos positivos no colesterol, é rico em vitaminas E, K e ferro, e tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Mas agora vamos para beleza. Com propriedades antibacterianas e antifúngicas ele pode ser um ótimo ingrediente para desodorantes e também combate a principal bactéria da flora bucal, podendo facilmente ser usado como creme dental junto com outros ingredientes.
Já por ser rico em ácidos graxos e vitamina E, mantém sua função de hidratante para cabelos, pele, unhas, lábios,.. Ele também funciona muito bem como demaquilante!
O óleo de coco extra virgem contém FPS 8 e compõe muito bem um protetor solar.
Pelo visto vou precisar de um post dedicado só para esse óleo haha

2) Óleo de Cenoura
Este óleo pode chegar a ter até FPS 40, nem preciso falar que é o principal ingrediente para um protetor solar caseiro né? Ele é um poderoso antioxidante também então penetra e suaviza a pele. Tem propriedades revitalizantes que protege a pele dos danos aos radicais livres e promove a produção de novas células sendo então excelente para peles secas e maduras.
3) Óleo de Amêndoas
Ele é frequentemente usado para evitar a perda de água na pele, protege contra agressões externas como vento, frio e baixa umidade do ar ambiente, e ajuda a previnir a formação de estrias.
O óleo de amêndoas também pode ser usado como demaquilante, principalmente porque não irrita os olhos.
4) Óleo de Jojoba
Nativo da América do Norte, o óleo é composto por vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico, mas sua composição é quase que exclusivamente dada pela ceramida, presente em 96% do óleo.
A ceramida é um importante composto da epiderme, que é responsável pela barreira de permeabilidade da pele, evitando a penetração de agentes danosos do meio ambiente e a perda de água, mantendo a pele hidratada.
Suas propriedades fazem com que o óleo ajude no crescimento do cabelo pois consegue dissolver gorduras que obstruem o couro cabeludo que, assim, oxigenado, poderá produzir novas células que farão com que o cabelo cresça.
5) Manteiga de Karité
Extraída das sementes de uma árvore africana, esta manteiga é rica em vitamina A e vitamina E, funcionando como antioxidante natural com propriedades antiinflamatórias. Estas vitaminas aumentam a produção de colágeno, hidratando a pele e prevenindo o envelhecimento precoce, e o fato de ser antiinflamatória age na raiz do problema de acne, ou seja, o crescimento bacteriano e inflamação da pele.
Também é rica em ácido cinâmico que ajuda a proteger a pele contra os raios UV.
Receitinhas básicas:


No mesmo dia que fui para Zona Cerealista, passei no centro de SP, essa loja é a que eu mais recomendo lá da Silveira Martins, tem tudo que precisamos para nossas receitas caseiras.
Neste dia eu comprei estes óleos e a manteiga e algumas coisinhas mais. Tudo em média R$ 5,00 100g.
Próximo post nessa parte de beleza será sobre oléos essenciais :)
Comentarios